Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de junho de 2011

A Terra e seus ambientes

Aula sobre o capitulo 5 - A Crosta Terrestre
Tema: A Terra e seus ambientes

A Crosta Terrestre: É a camada mais superficial da Terra. Sua espessura varia de 5 a 80 km, sendo composta principalmente por basalto e granito e fisicamente é menos rígida e mais fria do que o manto e o núcleo da Terra.(estudaremos sobre a estrutura da Terra na próxima aula falando mais sobre a crosta terrestre e sobre o manto e o núcleo). Mas a Crosta Terrestre  é o suporte da vida. Em sua superfície, vivem mais de 6 bilhões de pessoas, que utilizam diariamente seus recursos. As rochas os recursos minerais e os solos são fundamentais para a sobrevivência da vida no planeta.
Os diferentes ambientes que, juntos, formam o planeta Terra da maneira como o conhecemos são compostos por: Litosfera, Atmosfera, Hidrosfera e Biosfera. Que agem na crosta terrestre dando sustentação a vida no planeta. Sendo por assim dizer os de maior importância para o homens, pois é com esses ambientes que nos relacionamos diariamente.
Litosfera: (do grego "lithos" = pedra) camada rígida do planeta, composta essencialmente por rochas e solos. Cobre toda a superfície da terra. Constitui a crosta terrestre e parte do manto superior. E na Litosfera que estão contidas as rochas, o solo e os minerais, é sobre ela que esta os mares, que vivemos e plantamos.
Atmosfera: A camada formada por gases e partículas que envolve a superfície terrestre.(atmos = ar; esfera = esfera terrestre). O ar atmosférico é formado por uma mistura de vários compostos químicos. Entre eles podemos destacar o oxigênio (O2), o gás carbônico (CO2) e o vapor d'água. Enquanto dependemos do oxigênio para respirar, A água e o gás carbônico, presentes no ar, absorvem parte dos raios infravermelhos emitidos pelo sol e são responsáveis pela retenção da energia térmica na atmosfera, juntamente com o gás metano e o óxido nitroso, deixando o planeta aquecido e possibilitando a existência de vida na Terra.
A atmosfera pode ser dividida em cinco camadas: a troposfera, a estratosfera, a mesosfera, a ionosfera e a exosfera.
Hidrosfera: O termo hidrosfera vem do grego: hidro + esfera = esfera da água A parte que inclui todas as aguas do planeta, mares, oceanos, rios, lençóis freáticos, aquíferos e lagos, além da água em estado sólido presente nas regiões polares e nas altas montanhas.
Biosfera: Onde estão os seres vivos. A biosfera é composta por elementos encontrados na litosfera, na atmosfera e na hidrosfera que são interdependentes, de forma que, se houver alteração em uma delas as demais serão afetadas. Elas estão em constante transformação devido aos processos naturais e também às ações dos seres humanos, que modificam o espaço geográfico.
De modo geral a biosfera é onde os demais ambientes se fundem (Litosfera; Atmosfera e Hidrosfera) para formar as condições necessárias para a vida do homem na Terra, dando origem a vários biomas (conjunto de diferentes ecossistemas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário