Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de maio de 2011

PLANETA TERRA

CAPÍTULO 1 – A TERRA NO SISTEMA SOLAR – PÁG. 68

                        Os corpos celestes, cometas, meteoros, planetas, estrelas, satélites artificiais. São pontos luminosos que fazem parte do nosso sistema solar.
                        SOL é uma estrela que tem luz própria e que pode atrair estes corpos celestes ao seu redor. Os planetas que estão em volta do Sol são: Terra, Mercúrio, Júpiter, Saturno, Marte, Vênus, Urano, Netuno.
                        SISTEMA SOLAR é, então, o conjunto formado pelo Sol, pelos oito planetas e pelos demais corpos (satélites naturais, asteróides, cometas, etc.)
                        A LUA  é o satélite natural da Terra e também é um corpo celeste que não tem luz própria. Ela demora 28 dias para dar a volta completa na Terra e também para girar em torno de si mesma. Quando nós observamos a lua daqui da Terra, reparamos que ela muda de aparência ao longo do tempo, e isso se chama FASES DA LUA.
                        SATÉLITE ARTIFICIAL - Um satélite artificial é qualquer corpo feito pelo homem e colocado em órbita ao redor da Terra ou de qualquer outro planeta;
                    Os satélites de comunicações são satélites que retransmitem sinais entre pontos distantes da Terra. Estes satélites servem para retransmitir dados, sinais de televisão, rádio ou mesmo telefone.
Os satélites de observação da Terra permitem estudar as mudanças climáticas, para estudar os recursos naturais, para observar fenómenos naturais, para o mapeamento de cidades e até para a espionagem (alguns foto-satélites tem o poder de aproximação de 1m de dimensão mas existem especulações de satélites secretos com maior poder de aproximação).
SATÉLITE NATURAL – Corpos celestes que acompanham os planetas através da força gravitacional.





A INFLUÊNCIA DO SOL E DA LUA NA TERRA

                        O SOL E A LUA são corpos celestes que exercem grande influência nos fenômenos que ocorrem na Terra. A temperatura solar pode atingir até 15 milhões de graus Celsius, e o desenvolvimento na Terra só é possível, por causa da atmosfera terrestre, que consegue proteger esses fortes sinais vindos do Sol.
                        A LUA é responsável pelo movimento de marés e no recuo das águas do mar, rios e lagos. O que ocorre é causado pela ATRAÇÃO GRAVITACIONAL. A terra e a Lua sofrem força de atração de uma sobre a outra.

                              FORÇA GRAVITACIONAL - Podemos dizer que a força gravitacional está relacionada à massa dos corpos e é diretamente proporcional a ela. Quanto maior a massa dos corpos, maior será a força entre eles.
A gravidade é uma das quatro forças fundamentais da natureza (junto com a força forte, eletromagnetismo e força fraca) em que objetos com massa exercem atração uns sobre os outros

A VIDA NA TERRA

                        Dos 8 planetas do nosso Sistema Solar, a Terra é o única que tem condições necessárias para que a vida se desenvolva e é o terceiro planeta mais próximo do Sol.
                        A ATMOSFERA contém os gases necessários à existência da vida na Terra (oxigênio, ozônio, gás carbônico e outros que são capazes de reter o calor do Sol). Outro elemento importante para que seja possível o desenvolvimento da vida é a ÁGUA.

QUESTÕES DO LIVRO

1 – R: Desenho

2 – R: LUA – Satélite natural
MERCURIO – Planeta
NETUNO – Planeta
SOL – Estrela
TERRA – Planeta
VÊNUS – Planeta

3 – O Monte Saint Michel fica ilhado com o avanço das águas, devido à mudança de estação ou mês, e também por causa da força gravitacional da Lua, que é responsável pelo recuo das águas dos mares, rios e lagos.

4 – a) o Sol é única fonte de energia capaz de manter a vida no planeta. Sem ele, não teríamos  fotossíntese dos vegetais e muito menos vida animal no planeta. O sol traz benefícios para a pele, aumenta o humor, melhoram a circulação sanguínea

    b) A Terra é a única que reúne as condições para a vida porque ela possui na atmosfera os gases necessários que controlam os raios solares na Terra, além de obter água, oxigênio, plantas, vegetais, etc.

   c) É a atração gravitacional que uma exerce sobre a outra, que ajuda a controlar o movimento das marés e do avanço e do recuo das águas do mar, lagos e rios.

5 – Florestas, rios, alimentos, árvores, H2O, Chuva, Sol...

6 – a) Até hoje não foi comprovado se realmente existe extra-terrestres de outros planetas, mas sim, é possível pois existem relatos de aparições pela Terra em forma de discos voadores, sinais em plantações de campos e fazendas, etc.

b) Músicas como a nova de KATY PERRY – E.T., Filmes como o ALIEN, PREDADOR, GUERRA DOS MUNDOS, CONTATOS IMEDIATOS DE TERCEIRO GRAU, SINAIS, ARQUIVO X, PRESSÁGIO, MISSÃO MARTE  e outros quadrinhos: SUPERMAN, THOR, ETC. Este tema é abordado com freqüência devido a grande curiosidade do ser humano e o fascínio pelo desconhecido. Acreditamos que existem alienígenas porque a galáxia é muito grande e o universo pode ser infinito, e que seria um desperdício um lugar tão grande assim, existir vida apenas no planeta Terra.

7 –
8 – Plutão não é considerado mais planeta porque além de ser muito pequeno, ele não orbita em volta de uma estrela, no caso, o Sol, ficando muito próximo de Netuno.

LINK DO VÍDEO "SISTEMA SOLAR"